22 abril 2008

Vergonha no Quebec


Na noite de ontem o Montreal Canadiens venceu por 5 a 0 o Boston Bruins de fechou a série em 4 a 3, passando para o segundo round dos playoffs. A torcida fanática do time que mais venceu a Stanley Cup finalmente vê o time, após 13 anos, com chances de brigar pelo título, saiu as ruas para comemorar.

O palco foi a rua Saint-Catherine, a 3 quadras da casa do time, o Centre Bell, onde estão as maiores rede de lojas e restaurantes da cidade. Em linguagem popular, é a rua mais "badalada" da cidade. A festa começou bonita e pacífica, como na foto à cima. Mas aos poucos a empolgação somada a bebida tomou conta dos torcedores, que deram um espetáculo digno de estádios de futebol do terceiro mundo. Quebra-quebra generalizado. Saques a lojas, carros queimados, confrontos com a polícia, foram algumas das cenas que tomaram conta do centro de Montreal. Dez lojas foram danificadas e dezesseis carros da polícia. Ainda dezesseis pessoas, incluindo três menores, foram presas.

Hoje, em entrevista coletiva, o chefe da polícia Yvan Delome disse à imprensa: "Nós fizemos nosso melhor para proteger todo os negócios no centro da cidade. Mas eu estou desapontado com as ações de pequenos grupos que tentaram causar disordem no centro." e completou "Os crimes estão ligados à um pequeno grupo de pessoas e nós estamos trabalhando para evitar esse tipo de ação no futuro."


É facíl compreender a paixão dos torcedores pelo time em um país como nosso que vemos as maiores loucuras de torcedores pelos seus clubes de futebol. Para nós uma notícia dessa também não é novidade. Mas para uma cidade do Canadá, que é tida como um pedaço da Europa na América do Norte, é incompreensível.




Bruno Sader é torcedor do Habs, morou em Montreal, e está surpreso com a atitude dos torcedores do time.

1 comentários:

Anônimo disse...

GO HABS, GO!

22 de abril de 2008 às 21:38
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE