29 abril 2008

O Mundo em Disputa



O Mundial de hóquei no gelo de 2008 começa nessa sexta feira, dia 2 de maio e se estende até o dia 18 de maio, e será disputado no Canadá, nas cidades de Halifax (Nova Scotia) e em Quebec City (Quebec). As arenas utilizadas serão a Halifax Metro Center (com capacidade para 10.595 lugares) e na Colisée Pepsi (com capacidade para 15.750 lugares). Essa será a edição de número 72 do torneio, celebrando o 100' aniversário da federação internacional de hóquei no gelo, e como não poderia ser diferente, sendo disputado no Canadá, país onde o hóquei foi concebido. O torneio ainda vale como classificatório, pois garante vaga para as 9 melhores Seleções para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que serão disputados em Vancouver, também no Canadá.
FASE PRELIMINAR
As 16 seleções participantes estarão divididas em quatro grupos. As 3 melhores seleções de cada grupo avançam para uma fase classificatória, enquanto o último de cada grupo disputa uma espécie de fase de repescagem. Esses são os grupos:
GRUPO A
Suécia
Suíça
Bielarus
França
GRUPO B
Canadá
Estados Unidos
Lituânia
Eslovênia
GRUPO C
Finlândia
Eslováquia
Alemanha
Noruega
GRUPO D
República Tcheca
Rússia
Dinamarca
Itália
FASE DE CLASSIFICAÇÃO
Como já foi dito, as 3 primeiras Seleções classificadas na fase preliminar de cada grupo avançarão
para a fase classificatória e serão colocadas em 2 grupos; assim as 3 seleções classificadas nas primeiras posições tanto no Grupo A, como no Grupo D farão parte de um novo grupo, o Grupo E. Assim ficará o novo grupo:
GRUPO E
A1
A2
A3
D1
D2
D3
As 3 Seleções classificadas nas primeiras posições tanto no Grupo B, como no Grupo C farão parte de um novo grupo, o Grupo F. Assim ficará o novo grupo:
GRUPO F
B1
B2
B3
C1
C2
C3
Cada Seleção fará 3 jogos, ou seja, enfrentarão as Seleções que estão no mesmo grupo agora, mas que vieram de grupos opostos. (Ex.: O A1 jogará contra o D1, o D2 e o D3; o A2 jogará contra o D1, D2 e o D3 e o A3 jogará com o D1, D2 e D3 também, totalizando os 3 jogos de cada equipe).
As 2 melhores Seleções de cada um desses grupos (E e F) avançam para as Quartas de Finais.
FASE DE REPESCAGEM
As 4 piores Seleções de cada grupo da fase preliminar disputarão a fase de repescagem, fase essa que irá decretar qual será o país rebaixado para a Divisão I da IIHF (International Ice Hockey Federation) do próximo ano. Essas 4 Seleções serão emparelhadas e realizarão 2 séries melhor de 3 jogos. Esses jogos farão parte do Grupo G, como se vê a seguir:
GRUPO G
Série G1
A4 X D4
D4 X A4
A4 X D4
Série G2
B4 X C4
C4 X B4
B4 X C4
REGRAS
PONTOS
Os pontos serão distribuídos da seguinte maneira:
* Vitória no tempo regular - 3 pontos.
* Vitória em Overtime ou em Shutout - 2 pontos.
* Derrota em Overtime ou em Shutout - 1 ponto.
* Derrota no tempo regular - 0 ponto.
Se um jogo empatar no tempo regular, haverá Overtime de 5 minutos, sendo que cada equipe terá 4 patinadores no gelo, e será adotada a Sudden Death (Morte Súbita). Se o empate persistir haverá Shutout com 3 jogadores de cada equipe cobrando as penalidades.
EXCEÇÕES.: QUARTAS DE FINAL, SEMI FINAL E MEDALHA DE BRONZE, nesses jogos o Overtime será com 10 minutos de duração, já a disputa da MEDALHA DE OURO poderá haver um Overtime com 20 minutos de duração.
CRITÉRIO DE DESEMPATE
Se houver empate em pontos entre alguma Seleção, os seguintes critério serão aplicados.:
1) Maior número de pontos alcançados no confronto direto;
2) Melhor saldo de gols alcançados no confronto direto;
3) Maior número de gols marcados no confronto direto;
4) Seguem-se os passos 1,2 e 3 com os jogos envolvendo a melhor Seleção de cada grupo, não envolvida no confronto direto;
5) Segue-se o passo 4 com os jogos envolvendo a segunda melhor Seleção de cada grupo, não envolvida no confronto direto;
6) Continua esse processo com todos os jogos entre as outras Seleções não envolvidas no confronto direto.

Marcelu sonhou que era Wayne Gretzky por uma noite...

0 comentários:

COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE