09 abril 2008

Playoffs 2008 - Previews

CONFERÊNCIA LESTE:

MONTREAL CANADIENS
Durante a temporada regular: O time de Montreal durante a primeira metade da temporada alternou bons e maus resultados, sendo um time muito inconstante. Mas a partir do mês de fevereiro o time embalou, atropelou os rivais da divisão e ficou em primeiro lugar na mesma. Foi o time que mais gols fez em toda NHL.
Pontos fortes da equipe: Os Habs, como são conhecidos, tem um time muito bem balanceado. Todas as linhas são importantes para a equipe e sua principal arma é a velocidade no jogo de transição. Além disso, conta com todo o peso de sua camisa e sua torcida fanática.
Pontos fracos da equipe: A pressão sobre o time, que não conquistava a divisão desde a temporada 92/93 é imensa e pode atrapalhar. O goleiro Carey Price pode não agüentar, com seus 20 anos, a pressão dos playoffs. Não só ele, como a defesa que muitas vezes tem que suportar uma pressão enorme, por conta da ofensividade do time.
Jogadores que podem desequilibrar: O tricolor canadense não possui uma grande estrela, mas sim um grupo de bons jogadores. Mas podemos destacar entre eles Alex Kovalev, artilheiro do time, mais conhecido como “Mago”, o capitão Sako Koivu, único remanescente do último título em 1993 e o All-Star Andrei Markov, que mesmo sendo de defesa, tem quase 20 gols na temporada.
Aposta de Bruno: Nem os próprios torcedores esperavam uma campanha tão boa do time nessa temporada. Apesar de ainda faltar um homem para a hora da decisão, Montreal tem tudo para pelo menos chegar as finais da conferência.

PITTSBURGH PENGUINS:
Durante a temporada regular: O time do técnico quebcois Michel Therrien, teve uma temporada regular muito constante, oscilando entre as 6 primeiras posições do Leste, mesmo quando perdeu Crosby por um bom tempo, no qual Malkin “segurou as pontas”. E no fim ainda deu um “sprint”, não ficando no 1º lugar da Conferência por um 2 pontos.
Pontos fortes da equipe: A velocidade e precisão de seu ataque se destacam, em um time que possui dois jovens e ágeis jogadores de Centers e ainda teve a adição de Hossa e uma defesa firme, coordenada por Gonchar.
Pontos fracos da equipe: As possíveis contusões podem atrapalhar o time nesses playoffs. A estrela do time Crosby, ainda não está 100%, e o fato de ele e Malkin serem jovens, também pode atrapalhar.
Jogadores que podem desequilibrar: Sem dúvida, a super-promessa canadense Sidney Crosby e seu companheiro de posição, Evgeni Malkin, também jovem, e vice-artilheiro da NHL. Ainda temos como coadjuvantes Hossa e Sykora, no ataque e o experiente russo Gonchar na defesa.
Aposta de Bruno: É a aposta desse que vos fala para o título da Conferência Leste. Com um ataque rápido e uma defesa consistente, possui jogadores que podem aparecer para decidir. Se não tiver problemas com contusões, é o time a ser batido.

WASHINGTON CAPITALS
Durante a temporada regular: A equipe da capital americana começou a temporada vencendo 3 jogos seguidos, mas depoirs disso amargou 17 derrotas nos 18 jogos que teve em sequência. A equipe se mostrou irregular demais na temporada, conseguindo várias derrotas e vitórias consecutivas. Em Março a coisa mudou e o Capitals, liderado por Ovechkin e compania mostrou que ainda tinha fôlego para lutar por uma vaguinha nos playoffs. E foi o que aconteceu. A equipe venceu 11 de seus últimos 12 jogos e vence a divisão Sudeste, abocanhando o 3° lugar na classificação geral.
Pontos Fortes da equipe: a equipe tem um time bastante equilibrado mas o ataque conceterza é o ponto mais forte dom time. que com Alex Ovechkin, Niklas Backstrom e Alex Semin somados aos experientes Sergei Fedorov e Viktor Kozlov pordem causar grande estrago nas defesas adversárias. A equipe também conta com dois ótimos goleiros, Kolzig e Huet, esses último, vem jogando como titular e desde que chegou em Washington no dia limite de trocas, vem jogando muito bem.
Pontos Fracos da equipe: Os Capitals não possuem um ponto fraco exato, mas podemos dizer que a grande excitação por parte de alguns jogadores que estarão disputando os playoffs pela primeira vez pode afetar um pouco a equipe.
Jogadores que podem desiquilibrar: duas palavras dizem tudo: Alexander Ovechkin.
Aposta de Alexandre: deve chegar até as semi-finais de conferência.

NEW JERSEY DEVILS
Durante a temporada regular: O irmão mais novo dos times de Nova Iorque, com uma história recente fantástica na NHL, os Devils mantiveram uma campanha regular durante toda a temporada, alternando vitórias e derrotas. Mantiveram-se entre os oito classificados durante quase todo o tempo. Mas não vem encantando.
Pontos fortes da equipe: O forte da equipe é a sua defesa liderada por Brodeur. O time tomou apenas 197 gols em 82 jogos, o que resulta em uma boa média de 2,4 gols por jogo. Suas linhas 1 e 2 vem produzindo razoavelmente bem para o time.
Pontos fracos da equipe: No quesito “Pior Ataque do Leste”, só perde para o NY Islanders. O time de Newark fez pouco mais de 200 gols em toda temporada e só tem 4 atletas com mais de 20 gols marcados. E suas linhas 3 e 4 não andam produzindo nada.
Jogadores que podem desequilibrar: O goalie Martin Brodeur é o grande destaque do time. Com 14 temporadas de NHL nas costas, todas pelo Devils, é considerado o melhor goleiro do liga. O left wing Zach Parise, o center Patrick Elias e o right wing Brian Gionta são os principais jogadores do ataque.
Aposta de Bruno: Tem boas chances de passar pelo 1º round, apesar de fazer um duelo caseiro com o Rangers. Mas não deve passar nem perto da Stanley Cup, como foi no começo do século.

NEW YORK RANGERS
Durante a temporada regular: O time quatro vezes campeão da NHL, membro do Original Six chega para mais um ano nos Playoffs. Mas as coisas não foram nada fáceis esse ano. Jogando na dificílima Atlantic Division, o time de Nova Iorque começou bem a temporada, teve uma queda no meio dela e se recuperou nos últimos meses, ratificando a classificação.
Pontos fortes da equipe: O time tem jogadores experientes, como Jagr, que podem ser importantes em uma hora como essa. O goalie Lundqvist está em ótima fase, e pode segurar a barra. E o time vem embalado, com apenas uma derrota no tempo normal nos últimos 10 jogos.
Pontos fracos da equipe: Sem dúvida o ataque. O quarto pior de todo o Leste vem produzindo pouco, mesmo com um elenco longe do ruim. Para servir como base, os artilheiros do time Jagr e Drury tem apenas 25 gols cada. O artilheiro da liga, Alex Ovechkin possui mais de 60 gols. Outro problema é a equipe possuir a pior campanha fora de casa de toda NHL.
Jogadores que podem desequilibrar: O experiente RW e artilheiro do time Jaromer Jagr é uma das peças chaves no ataque do time, junto com Scott Gomez e Chris Drury. Na boa defesa da equipe, o jovem e ótimo goleiro Henrik Lundqvist é o principal jogador.
Aposta de Bruno: Apesar de ter passado em quinto lugar, terá dificuldades na pós-temporada. Se chegar à segunda rodada pode se dar por satisfeito. Ainda mais por provavelmente pegar o primeiro colocado da conferência na rodada seguinte, se vier a passar.

PHILADELPHIA FLYERS
Durante a temporada regular: a equipe do Flyers fez uma temporada semelhante a dos Capitals, mas o time jogou bem até a metade de Novembro. Após isso a irregularidade do time e principalmente de alguns jogadores fez com que o time caíse muito na tabela, chegando a ficar fora da classificação para os playoffs por alguns dias.
Pontos Fortes da equipe: A equipe tem um ótimo ataque, que com Daniel Briere e Mike Ricahrds, aliados agora com Vaclav Prospal podem causar bastante impacto. Martin Biron e Antero Niitiimaki são dois goleiros que mostraram muita segurança atuando e o Flyers precisa tirar proveito disso.
Pontos Fracos da equipe: As muitas penalidades sofridas pelos Flyers podem ser um grande problema quando eles enfrentarem uma equipe com uma boa linha de vantagem numérica.
Jogadores que podem desiquilibrar: Vários jogadores podem desiquilibrar, entre eles Daniel Briere, Mike Richards, Vaclav Prospal, Kimmo Timonen, e Joffrey Lupul.
Aposta de Alexandre: O time deve ser eliminado frente aos embalados Capitals.

OTTAWA SENATORS
Durante a temporada regular: Após o vice-campeonato ano passado, o Sens entrou com tudo esse ano, disparando no início da temporada, tanto na conferência como na divisão. Mas após o meio da temporada o time se perdeu em meio a contusões de Heatley e Spezza, e agora no fim de Alfredsson.
Pontos fortes da equipe: O poderio ofensivo de sua Linha 1, sem sombra de dúvida, que vem sofrendo contusões. O time de Ottawa é muito ofensivo, muitas vezes até pecando nesse ponto e deixando sua defesa aberta. Mas as defesas adversárias não podem dar bobeira com jogadores tão técnicos.
Pontos fracos da equipe: O time tem sido muito inconstante desde o meio da temporada regular. Outro possível é na defesa do time, mais precisamente na meta do Sens. Emery e Gerber não tem dado conta do recado. Outro problema é o time não ser tão bem balanceado. Tem uma Linha 1 fenomenal e as linhas 3 e 4 pouco produtivas.
Jogadores que podem desequilibrar: Com certeza a trinca ofensiva Alfredsson, Heatley e Spezza. Em qualquer momento do jogo eles podem fazer grandes jogadas e gols, decidindo a partida.
Aposta de Bruno: Apesar de não viver seu melhor momento, é um time com excelentes jogadores, com experiência de Stanley Cup, que não pode ser desprezado. Se resolverem jogar o que sabem, os times do Leste vão ter problemas.

BOSTON BRUINS
Durante a temporada regular: O time de Massachussets balançou entre a linha de classificação para os playoffs durante quase todo o ano. Mas nas últimas 20 rodadas ganhou a maioria dos jogos (Nos útlimos 10 jogos, ganhou 12 pontos dos 20 possíveis). Apesar de jogar em uma divisão em que 4 dos 5 times se classificaram, conseguiu sua vaga.
Pontos fortes da equipe: A experiência do time pode ajudar nesse momento. Sua torcida fanática e o peso de uma camisa que tem 5 Stanley Cup’s também. No mais, é difícil enxergar algo.
Pontos fracos da equipe: A relação produção do ataque x desempenho da defesa. O saldo do time é de menos 10. Ou seja, não possui um ataque tão produtivo e a defesa não é grande coisa. Um não compensa o outro. Fora o pior desempenho em casa entre os classificados do Leste.
Jogadores que podem desequilibrar: O capitão do time, o eslovaco Zdeno Chara, pode ser considerado um dos melhores defensores da NHL. Também o center Marc Savard apesar de ter apenas 15 gols, possui incríveis 63 assistências.
Aposta de Bruno: Deve ter muita dificuldade nos playoffs, ainda mais por ter se classificado em 8º na Conferência. Muito difícil que passe da 1ª rodada no Leste.


CONFERÊNCIA OESTE

DETROIT RED WINGS

Durante a temporada regular: O Detroit Red Wings chegou aos playoffs, como o melhor time de toda a NHL. É a equipe que se classificou em primeiro lugar na Conferência do Oeste, vencendo assim o título da Divisão Central; e o President´s Trophy, como a melhor equipe entre todas na liga. Terminou a temporada regular com 54W, 21L, 7OT e 115 Pontos.
Pontos fortes da equipe: É um time muito difícil de ser batido em seus domínios, e que mostra uma regularidade muito grande em todos os setores da equipe, tem um PP team muito eficiente e uma defesa sempre muito bem posicionada.
Pontos fracos da equipe: Sempre que estão nos playoffs o time de Detroit já entra com a pressão de reconquistar a Stanley Cup, em determinados momentos isso pode ser uma barreira nos planos do time de Hockeytown.
Jogadores que podem desequilibrar: Vários jogadores habilidosos, e que podem, e tem capacidade de desequilibrar a qualquer momento a favor do Wings, entre eles Zetterberg, Datsyuk, Lidstrom, Chelios, Rafalski e Hasek.
Aposta de Marcelu: Com o time que tem e toda a tradição a seu favor o Detroit Red Wings fará novamente mais uma final de Western Conference, porém o caminho para as finais esse ano será bem mais complicado do que foi no ano passado.

SAN JOSE SHARKS
Durante a temporada regular: O San Jose Sharks foi certamente o time sensação desse ano. Com uma campanha irrepreensível os Sharks se classificaram em segundo lugar na disputadíssima Conferência do Oeste, e levaram de quebra o título da Divisão do Pacífico. Terminou a temporada regular com 49W, 23L, 10OT e 108 Pontos.
Pontos fortes da equipe: Jogadores com experiência e que mesclados com novos talentos deram um padrão de jogo ao time californiano, bem mais competitivo do que foi nos playoffs da temporada passada. É um time que joga muito bem fora de seus domínios, sendo o time com o maior número de vitórias fora de casa, com 27 no total.
Pontos fracos da equipe: Os Sharks precisam confirmar nos playoffs a bela temporada que fizeram esse ano, o que com certeza irá aumentar a pressão e a cobrança em cima do time, e é aí que o time pode se perder no gelo, afinal, será que o fantasma da eliminação dos playoffs na temporada passada pode reaparecer e assombrar os tubarões?
Jogadores que podem desequilibrar: Entre os nomes conhecidos que disputaram uma grande temporada regular, estão: Marleau, Cheechoo, Roenick, Thornton, Campbell e Nabokov.
Aposta de Marcelu: Acredito que pelo conjunto da obra mostrado durante essa temporada, os Sharks merecem no mínimo uma final de Conferência, mas não será fácil, afinal vários times tradicionais estarão prontos para caçar os tubarões.

MINNESOTA WILD
Durante a temporada regular: O Minnesota Wild foi um time marcado pela consistência durante a temporada regular, e acabou se classificando em terceiro lugar na Conferência do Oeste, pelo fato de terem sido os campeões da Divisão Noroeste, superando outros times muito mais tradicionais como Colorado, Edmonton e Calgary. Terminou a temporada regular com 44W, 28L, 10OT e 98 Pontos.
Pontos fortes da eqipe: O Wild conta com alguns jogadores muito habilidosos, e entre eles há um ótimo entrosamento, mostrando também um padrão de jogo muito bem definido. Tem como ponto forte seu setor ofensivo. Apesar de ser uma franquia relativamente nova, o Wild tem conseguido se classificar para os playoffs constantemente.
Pontos fracos da equipe: Se o setor ofensivo é o ponto forte da equipe, o defensivo deixa a desejar em alguns momentos. O Wild não tem conseguido repetir em playoffs as atuações que tem durante as temporadas regulares, sendo eliminado, na maioria das vezes de maneira até relativamente fácil.
Jogadores que podem desequilibrar: Ótimos jogadores que podem ajudar o Wild a perder a fama de time que morre na praia, como Marian Gaborik, Brian Rolston, Pavol Demitra, Marc Pierre Bouchard e Niklas Backstrom.
Aposta de Marcelu: O Wild novamente nos playoffs...enfrentando o Colorado Avalanche...Se tudo acontecer como o previsto, não chegam nem às semifinais da Conferência do Oeste.

ANAHEIM DUCKS
Durante a temporada regular: O Anaheim Ducks viveu 2 momentos distintos nessa temporada regular, foi um time patético até boa parte da competição, quando ainda não contava com 2 de seus principais jogadores, Scott Niedermayer e Teemu Selanne, jogadores que até então não se sabia se iriam se aposentar ou não. Com o retorno deles à equipe, o time se recuperou e conseguiu algumas seqüências boas de vitórias. Mesmo com essa recuperação o time conseguiu “apenas” se classificar na quarta posição da Western Conference, muito abaixo do esperado para um time que conquistou a Stanley Cup na temporada passada. Terminou a temporada regular com 47W, 27L, 8OT e 102 Pontos.
Pontos fortes da equipe: A equipe possui ótimos defensores, que também atacam tão bem quanto defendem, e todos eles com grande rodagem na NHL. A equipe mais uma vez soube mesclar a experiência com a juventude. Dos times da conferência foi o que teve o melhor aproveitamento nos últimos 10 jogos da temporada, conquistando nesses jogos 8W e 2L. É outro time difícil de ser batido em seus domínios. O Anaheim Ducks foi a segunda defesa menos vazada da Conferência, atrás apenas do Detroit Red Wings. Foi também a equipe que mais disputou jogos de playoffs nos últimos 4 anos.
Pontos fracos da equipe: É um time que usa muito a força física, e que nem sempre a usa de maneira leal, rendendo à equipe um número excessivo de penalidades por jogo, muitas dessas, se tornando em gols para o time adversário. Vale lembrar que assim como no ano passado o Anaheim Ducks foi novamente o time que mais cedeu penalidades entre todas as outras equipes da NHL.
Jogadores que podem desequilibrar: Entre os vários jogadores que podem ser decisivos estão: Teemu Selanne, Scott Niedermayer, Corey Perry, Chris Pronger, Ryan Getzlaf e Jean-Sebastien Giguere.
Aposta de Marcelu: O Anaheim Ducks é um dos grandes favoritos para chegar novamente à final de sua Conferência e até das finais da Stanley Cup, mas o time desse ano não é nem sombra daquele time que venceu a Staley Cup da temporada 2006-2007.

DALLAS STARS
Durante a temporada regular: O Dallas Stars foi a equipe que se classificou na quinta posição na Conferência do Oeste, acabando na terceira posição da Divisão do Pacífico e assegurando a última vaga da divisão atrás do San Jose Sharks e do Anaheim Ducks. Terminou a temporada regular com 45W, 30L, 7OT e 97 Pontos.
Pontos fortes da equipe: A equipe possui um ótimo ataque, ficando atrás apenas do líder da Conferência em número de gols marcados, o Detroit Red Wings. Os Stars terminaram a temporada tendo feito 242 gols, já o Detroit marcou 257 gols. Possui jogadores experientes, e que conseguiram ser os maiores pontuadores da equipe durante a temporada regular.
Pontos fracos da equipe: Foi o time da Conferência do Oeste que terminou a temporada regular com a pior sequência de resultados nos últimos 10 jogos, sendo 3W, 5L e 2OT. E é justamente essa queda de rendimento que o time teve na parte final da temporada que pode complicá-lo nos playoffs, ou será que a cobrança pelo retorno dos bons resultados não está batendo à porta da equipe de Dallas??
Jogadores que podem desequilibrar: Jogadores importantes que fazem parte da equipe de Dallas: Mike Ribeiro, Mike Modano, Brad Richards, Brenden Morrow e Marty Turco.
Aposta de Marcelu: Acredito que o time de Dallas fará uma séria muito difícil contra os atuais campeões Anaheim Ducks, e que não passarão da primeira fase dos playoffs.

COLORADO AVALANCHE
Durante a temporada regular: Os Avs atuaram muito bem a temporada inteira. Um dos méritos para esse time é o modo como jogou mesmo sofrendo com ausências na equipe, que jogou com muita garra e soube administrar bem.
Pontos Fortes da equipe: A equipe tem um ataque poderosíssimo com Joe Sakic, Paul Stastny, Ryan Smyth e Peter Forsberg. Outro fator que está sendo importante na equipe e Jose Theodore, que enfim reencontrou sua boa fase e está jogando com bastante confiança.
Pontos Fracos da equipe: O Avalanche possui uma linha de vantagem numérica muito pouco efetiva e fez uma campanha muito ruim fora de casa, vencendo apenas 19 dos 41 jogos disputados.
Jogadores que podem desiquilibrar: Joe Sakic, Paul Stastny, Peter Forsberg, Ryan Smyth, Milan Hejduk e Jose Theodore.
Aposta de Alexandre: Acho que os Avs devem chegar até as semi-finais de conferência.

CALGARY FLAMES
Durante a temporada regular: Os Flames começaram muito mal esta temporada, perdendo jogos bobos e deixando de ganhar pontos importantes. O time só entrou no caminho certo apartir de Dezembro, onde eles jogaram bem até então.
Pontos Fortes da equipe: A equipe pssui um ataque razoável comando por Jarome Iginla ainda que alguns jogadores deixem a desejar. O time canadense ainda conta com a estrela Miikka Kiprusoff para segurar as pontas lá atrás.
Pontos Fracos da equipe: As linha especiais (de vantagem e desvantagem numérica) estão deixando muito a desejar nessa temporada e isso pode ser uma pedra no patins dos Flames. A equipe está entre as que mais cometem penalidades na liga, isso faz com que o time perca tempo defendendo sua meta e não tenha muitas chances de atacar.
Jogadores que podem desiquilibrar: Jarome Iginla, Miikka Kipusoff, Dion Phaneuf, Daymond Langkow e Alex Tanguay.
Aposta de Alexandre: O time deverá cair frente ao super San Jose Sharks.

NASHVILLE PREDATORS
Durante a temporada regular: O time do Tenesse não fez uma temporada muito boa, alternando entre vitórias e derrotas mas nos meses finais da temporada venceu partidas importantes e assegurou a última vaga no Oeste.
Pontos Fortes da equipe: A equipe não possui um ponto forte exato mas é bastante regular tanto na defesa como no ataque. No gol, Chris Mason e Dan Ellis vem fazendo boa temporada. No ataque, Jason Arnott e JP Dumont vem atuando muito bem e foram os jogadores mais importantes para o time na temporada regular. Outro fator importante é a linha de desvantagem numérica, a terceira melhor da liga com 85,8% de efetividade.
Pontos Fracos da equipe: Fora de casa o restrospecto dos Predators é desfavorável, foram apenas 18 vitórias em 41 jogos e a defesa, mesmo com os goleiros atuando bem, ainda deixa a desejar em alguns momentos.
Jogadores que podem desiquilibrar: Jason Arnott, JP Dumont, Martin Erat e Chris Mason.
Aposta de Alexandre: Deve perder para os Wings na primeira série.

Matéria feita por Alexandre Almeida, Marcelo Ferreira e Bruno Sader.

2 comentários:

Lukas Carmona disse...

Galera o blog ta show, é foda achar uma galera ke curte nhl no Brasil. Eu tenho sky, na espn nao vai passar os playoffs, onde vcs assistem os jogos ?

17 de abril de 2008 01:29
Marcelu Ferreira disse...

Lukas assistimos os jogos através de 2 programas que podem ser encontrados no Baixaki, são eles o Sopcast e o VLC...Mas só rodam bem se a pessoa tiver uma internet boa a partir de 600, senão o programa não roda direito.

18 de abril de 2008 07:54
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE