Maldição em Anaheim
O Ducks, que sempre foi muito forte jogando como mandante, está tendo um índice de aproveitamento muito aquém do que costumava a ter dentro de casaCom 16 vitórias, 15 derrotas e três ‘overtimes losses’ em pleno Honda Center, a equipe de Anaheim é uma das piores quando o assunto se trata de “fazer a lição de casa”, só ficando atrás de Colorado Avalanche (último colocado da ‘Western Conference’, com 16 derrotas em casa) e Atlanta Thrashers (13º da ‘Eastern Conference’, com 18 ‘home losses’).
Por causa de tantos tropeços no Honda Center, o Ducks está apenas em 11º lugar na ‘Conferência Oeste’ (já chegou a estar em 5º), com 70 pontos em 68 jogos, e muito provavelmente ficará de fora das fases finais da ‘Stanley Cup’, que são os ‘Playoffs’ (episódio que não ocorre desde a temporada 2003-2004, quando a equipe terminou os 82 jogos na 12ª posição).
A situação só não está pior, porque o aproveitamento fora de casa do Ducks é razoável se comparado aos demais times. Com também 16-15-3, mas como visitante, a equipe quase se assemelha ao mesmo índice de vitórias do San Jose Sharks (17-10-6), por exemplo, que sustenta o 3º lugar na tabela geral da liga.
Mas então qual seria a explicação do fato de não ir bem em casa? A mudança do ‘General Manager’ Brian Burke, que foi para o Toronto Maple Leafs, por Bob Murray? Ou o problema estaria no atual técnico, o mesmo que venceu a ‘Stanley Cup’ na temporada 2006-2007 pelo Ducks, Randy Carlyle?
Analisando melhor as duas perguntas, as quais estão intrigando a vida de qualquer bom torcedor do Ducks, poderíamos pensar na seguinte relação hipotética. A vinda de Bob Murray à diretoria de Anaheim poderia ter afetado as antigas relações entre “chefe e empregado” com o treinador Randy Carlyle, o qual era supostamente (pois não sabemos de nada) “queridinho” de Brian Burke, em seu "antigo governo".
Outro ponto, o qual considero primordial, é a qualidade do time ultimamente. Não se é o mesmo Ducks que joga tanto fora como dentro de casa. O ataque está indo bem, marcando vários pontos e ajudando sempre a vencer (embora realize, às vezes, partidas deploráveis), mas o que preocupa é a zaga. O “nível” caiu consideravelmente e a “idade” pode estar interferindo na eficiência dos melhores 'defensemen' disponíveis.
Nas ‘seasons’ 2006-2007 e 2007-2008, quase sempre a equipe contava com brilhantes atuações de Scott Niedermayer e Chris Pronger, entretanto não se é mais assim. Sem falar de Marc-Andre Bergeron e Mathieu Schneider, ambos reforçaram muito bem a equipe na temporada passada, porém saíram do elenco. E tem ainda François Beauchemin, peça importante do time desde sua chegada à Anaheim (em 2005), que está fora dessa temporada (só jogou 18 jogos) por conta de seu joelho esquerdo.
A incógnita está no ar, e a mesma sempre aparece quando o Ducks oscila em suas apresentações (algo que já virou totalmente rotineiro). O melhor que se tem a fazer agora é ter esperança, nessa reta final, de que o time melhore e tenha alguma chance de se classificar aos ‘Playoffs’, mesmo sabendo da dificuldade. Fora isso, esperar por melhorias para a ‘season’ 2009-2010, pois do jeito que está não dá para continuar, e então, o Anaheim Ducks teria chance de retomar seu lugar na NHL, que é entre os melhores.
Acima, foto do time Anaheim Ducks com a cobiçada taça da 'Stanley Cup', na temporada 2006-2007 (créditos: ducks.nhl.com)
0 comentários:
Postar um comentário