25 fevereiro 2009

Temporada 2009-2010 terá início na Europa

Com quatro times em quatro jogos, a próxima ‘regular season’ da NHL será iniciada, mais uma vez, no “velho mundo”

Três times da ‘Western Conference’, e somente um da ‘Eastern Conference’, irão começar suas respectivas temporadas fora da América do Norte, são eles: Detroit Red Wings, St. Louis Blues, Chicago Blackhawks e Florida Panthers.

O Red Wings jogará dois jogos contra o St. Louis Blues no Ericsson Globe Arena (Estocolmo, Suécia), enquanto Blackhawks e Panthers também farão uma série de apenas dois confrontos, porém na capital finlandesa, em Helsinque.












Acima, foto superficial do Ericsson Globe Arena, onde ocorrerá os dois jogos entre Red Wings e St. Louis Blues (fonte: static.blogstorage.hi-pi.com)

Ansioso para esse acontecimento, o ‘left wing’ do time de Florida, Ville Peltonen, que nasceu na Finlândia, disse que será algo realmente diferente e excitante, e depois completou: “Eu acho que eles estão esperando receber um grande jogo”, em relação ao povo finlandês.

Tal privilégio já fora realizado outras vezes, na temporada atual foram os times: Ottawa Senators e Pittsburgh Penguins, que se enfrentaram na capital sueca também, e New York Rangers contra Tampa Bay Lightning, os quais jogaram em Praga, na República Checa.

Gary Bettman, comissário da NHL, disse em uma declaração a importância desses jogos no exterior, pois pra ele, é uma excelente forma de envolver a paixão do ‘hockey’ nos fãs estrangeiros e também de incentivar a prática do esporte.

Vancouver Canucks, Colorado Avalanche e Toronto Maple Leafs, tiveram a mesma experiência entre os anos de 2000 e 2003, disputando torneios internacionais em Estocolmo. Na ‘regular season’ de 2007-2008, o jogo de abertura foi a rivalidade californiana do Anaheim Ducks contra o Los Angeles Kings, em Londres.

O Chicago Blackhawks volta à Europa depois de 17 anos, já que em 1992 o time participou de dois jogos amistosos contra o Montréal Canadiens, no Wembley Arena, na capital inglesa. Entretanto, para o Florida Panthers, será a primeira vez na história em que a equipe joga fora do continente americano.

Para os atuais campeões da ‘Stanley Cup’, a demora da volta é ainda maior que a do time de Chicago. A última aparição do time mundo afora foi há 71 anos atrás, também contra o Canadiens, ainda nos ‘Playoffs’ do “melhor de nove” jogos. Os confrontos foram realizados na Grã-Bretanha e França.

Em setembro de 1990, na antiga Alemanha Oriental, o St. Louis Blues disputou um torneio de pré-temporada entre três times apenas, sendo eles (além do Blues): Edmonton Oilers e EG Dusseldorf (equipe de ‘ice-hockey’ do país). Com duas vitórias, uma contra cada time, o Blues voltou a St. Louis com a ‘Epson Cup Trophy’ nas mãos.

E serão muitos os jogadores que jogarão “em casa” entre Red Wings e Blues, na Suécia. No atual elenco do time de Detroit são sete suecos: o capitão Nicklas Lidstrom, Henrik Zetterberg, Johan Franzen, Tomas Holmstrom, Niklas Kronwall, Mikael Samuelsson e Andreas Lilja; na equipe de St. Lois será somente Patrik Berglund.

2 comentários:

MARCELO disse...

Grande matéria Lucas, com certeza fomos um dos primeiros, (se não o primeiro)a divulgar essa notícia em português...

Abraço.

25 de fevereiro de 2009 às 23:44
Unknown disse...

Acho que com isso a NHL começa a "construir" dois grandes eventos a cada temporada: o Clássico de Inverno e as séries de jogos na Europa.

26 de fevereiro de 2009 às 10:34
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE