09 fevereiro 2009

O bololô na Conferência Oeste

Nos tempos primórdios no futebol brasileiro, um narrador de futebol de uma rádio carioca, usava o termo “bololô” para designar...

...uma aglomeração confusa de jogadores na grande área. Ele costumava credenciar em certos momentos alguns gols, que saiam após à confusão ao próprio “bololô”, em lances em que era difícil reconhecer quem tinha dado o toque final; isso numa época em que não havia replays instantâneos após os lances. Apesar de não me recordar o nome do narrador, a rádio em que trabalhava ou sequer a década em que ele trabalhou, o que importa é o termo citado. O “bololô” é o melhor jeito de definir a atual situação da Conferência Oeste da NHL.

Ao olharmos a tabela vemos o San Jose Sharks na ponta, com uma considerável vantagem sobre o segundo colocado, o atual campeão Red Wings, se considerarmos o percentual de pontos aproveitados. Os dois times estão na casa dos 70 pontos (79 a 77), mas o time da Califórnia tem 3 jogos a menos. Calgary (3º colocado por ser líder de divisão) e Chicago Blackhawks vêem na seqüência na casa dos 60 pontos (64 e 66). Esses quatro despontam como quase classificados para a pós-temporada. Abaixo do quarteto vem o mencionado “bololô”. Nove times, do 5º ao 13º, separados por 6 pontos, ou seja, três jogos, ou uma semana, num calendário que costuma ter 3 jogos no período de 7 dias para cada time.

Na ponta do pelotão vem o Anaheim Ducks com 59 pontos. O time campeão à duas temporadas atrás vive um momento difícil, pois apesar da 5ª posição, tem 4 jogos a mais que os concorrentes. Também com 59 pontos vem a estrela em ascensão, o Dallas Stars. O time capitaneado pelo ótimo Morrow, o time que chegou a amargar a penúltima posição no fim de 2008, tem os mesmos pontos do 5º colocado, com 4 jogos a menos. Isso tudo devido a belas atuações do goalie Marty Turco, e de jogadores como o polivalente Ribeiro e o veterano Modano. É um time de chegada e que sabe jogar playoffs.

Abaixo deles, quatro times se encontram divididos por 2 pontos, ou seja, um jogo. O jovem time do Wild vem em 7º com 57; o Canucks, que teve recentemente 8 derrotas consecutivas, vem em 8º com 56; o Oilers vem em 9º com os mesmo 56 mas um jogo a mais; e o outrora saco de pancada Columbus Blue Jackets vem na 10ª posição com 55. O Jackets vem fazendo um bom uso de seu ginásio (apenas 9 derrotas em casa). O capitão Rick Nash comanda o time em pontos com 48. O time também deve a campanha a duas aquisições fundamentais. O goleiro Steve Mason de apenas 20 anos vem com um um percentual de saves acima de 92% em sua primeira temporada na NHL. O Center R.J. Umberger, que veio do Flyers para essa temporada, é o 3º maior pontuador do time com 28 pontos.

Na rabeira do “bololô” vem três distintos times empatados com 53 pontos. Em 11º o Los Angeles Kings, com um time sem grandes nomes que altera boas más partidas. Na 12ª posição, o Predators, time do Tennessee que se classificou em 8º na última temporada. E por fim em 13º, o time que reflete a situação contrária do Dallas Stars, o Phoenix Coyotes. O jovem time comandado pela lenda Wayne Gretzky chegou a ocupar a 5ª posição no começo do ano. Mas desde então vem despencando. Perdeu as últimas 6 partidas que jogou. Mas pelo potencial apresentado, ainda pode incomodar.

Esses é o famigerado “bololô”. Tirando o Dallas que pelos jogos a menos e pelo hockey que vem jogando, ao meu ver já tem um pé dentro dos playoffs, as outras 8 equipes se degladiarão pelas outras 3 vagas. E se você está se perguntado o que se passa com os dois times não mencionados, o Colorado Avalanche e o St. Louis Blues vão brigar com pelo título de pior time da costa oeste.

Bruno Sader gostou muito de fazer essa matéria sobre os times da Conferência Oeste, cuja qual ele escreve muito pouco sobre.

0 comentários:

COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE