08 fevereiro 2009

Será o fim do Phoenix Coyotes??

Os Coyotes estão com sérios problemas financeiros, e a NHL se esforça para que a franquia não chegue à falência...

...até o próprio comissário da NHL; Gary Bettman, anunciou que a liga fará o que for possível para salvar a franqui do Arizona da falência. A NHL não tomou o controle do Phoenix Coyotes, mas está tendo um papel ativo na tentativa de encontrar novos investidores para a franquia, e por isso toda e qualquer decisão financeira que a equipe for fazer deverá ser informada à NHL.

A liga está tentando ajudar na alteração da arrecadação de impostos da cidade de Glendale, no intuito de tornar a cidade mais atraente para novos investidores e proprietários. O proprietário dos Coyotes; Jerry Moyes, passa por um momento financeiro crítico, dono da Swift Transportation, uma empresa do ramo de transportes com caminhões, Moyes vem sofrendo devido ao elevado custo da gasolina e agora com a forte desaceleração econômica que abateu os EUA.

Comenta-se nos bastidores da NHL que o grande problema da equipe é a atual locação com a cidade de Glendale, pois no contrato da construção da arena Jobing.com, foi firmado também um contrato de locação de 30 anos com a cidade no qual a mesma arcou com U$ 180 milhões dos U$ 220 milhões de dólares gastos na construção da arena, e a cidade está apresentando um grande número de áreas problemáticas no que se refere à capacidade para gerar receita à franquia.

Tome como exemplo o estacionamento da arena. Os Coyotes ao contrário de outras equipes da NHL, não recebe nada do que é arrecadado com o estacionamento da equipe, pior, a equipe é obrigada a pagar uma sobretaxa de U$ 2,70 por cada veículo estacionado. Isso significa que ao invés de gerar uma receita de mais de U$ 10 milhões de dólares, a equipe acaba tendo que pagar mais de U$ 2 milhões de dólares à cidade.

Ou seja, “O PROPRIETÁRIO DO PHOENIX COYOTES TEM QUE PAGAR PARA ESTACIONAR EM SUA PRÓPRIA CONSTRUÇÃO”, assim como todos os funcionários de todos os setores da organização Coyotes que lá trabalham.

Alterar parte do contrato de arrendamento é o que a NHL está tentando renegociar junto à cidade de Glendale, além disso a liga está ajudando os Coyotes fornecendo dados provenientes de outras franquias, especialmente daquelas que ainda não fazem parte do mercado tradicional do hóquei.

Fontes dizem que em nenhum momento a franquia esteve perto de atrasar os pagamentos e se isso porventura viesse a acontecer a NHL iria avançar rapidamente para aí então assumir as operações da equipe. A acessora de imprensa da cidade de Glendale; Julie Frisoni, afirmou que “ – A cidade tem uma política de não discutir as negociações que estão em curso, e que os advogados da cidade já estão investigando a locação e que, em caso de falência, a cidade e seus investimentos estariam seguros e protegidos”.

Lembrando que não é a primeira vez que a NHL tem que “prestar ajuda” à equipes da liga, pois há alguns anos a mesma atitude foi tomada para ajudar o Ottawa Senators que passavam por sérias dificuldades financeiras, e mais recentemente ajudando o Pittsburgh Penguins, há exatos 2 anos, quando tudo indicava que os Penguins sairiam de Pittsburgh e se mudariam para Kansas City também por conta de problemas financeiros.

Apesar do presente tenebroso que a equipe está vivendo, há um lado positivo e que pode trazer esperanças aos Coyotes, a começar pelo grande aumento de bilhetes vendidos para os jogos da equipe, se compararmos ao ano passado, além dos direitos de transmissão pagos pela TV que aumentaram drasticamente, e a esperança da equipe continuar firme e se classificar aos playoffs, o que daria chance aos Coyotes de tirarem proveito dos jogos realizados “em casa” se os playoffs acontecerem.

Foto: NHL archieve/ tortdeform.com

Marcelu gostaria de desejar 2 coisas para os Coyotes: Primeiro, que seu uivo seja de satisfação e não de desespero, segundo, ver Gretzky chegando aos playoffs pela primeira vez como técnico e não como jogador.

0 comentários:

COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE