27 outubro 2008

Isles tenta voltar no tempo

Na noite dessa segunda-feira, o New York Islanders revelou seu 3º uniforme (no corpo do capitão Guerin) para a temporada 08-09. Apesar de um certo suspense feito pelo clube, o uniforme não é exatamente novo. É na verdade uma versão "retrô" do usado no meio da década de 70. Ele tem seu azul mais claro e forte e detalhes em branco mais acentuados. A estréia do uniforme será noite de sábado, contra o Montreal Canadiens, em sua casa, o Nassau Coliseum.
Fundado no ano de 1972 (logo antigo abaixo), o time caçula de Nova Iorque se situa na ilha de Long Island, e foi criado com o intúito de ter um time da ilha na NHL, para ocupar o novo Nassau Coliseum, no lugar do New York Raiders, que jogava na extinta WHA. Como todo novo time, a primeira temporada (72-73) foi sofrível, e o time terminou na última posição, que pelo menos lhe deu a 1ª escolha no draft, rendendo o promissor garoto Denis Potvin, que ajudou a liderar o time nos anos seguintes. O time veio numa ascendente a partir de 1974, chegando perto do título em 76 e 77, caindo ambas as vezes para o futuro campeão Montreal Canadiens, que nesse período, somou nos playoffs 24 vitórias e três derrotas. Todas para o Isles.

No draft de 1978 o time ficou na dúvida entre dois right wings. Acabou escolhendo Mike Bossy como 15th pick, que era mais ágil e menos físico, em vez de um Laraque da vida. Na temporada seguinte, esse tal de Bossy acabou por ser ganhar o Calder Trophy, com 53 gols. O time porém, caiu em 7 jogos para o Maple Leafs, nas quartas-de-finais. Em 1979 o time acabou a temporada regular com a melhor campanha da liga, Bryan Trottier foi eleito MVP e acabou como líder de pontos, e Bossy de quebra ainda foi o artilheiro com 69 gols. Mas novamente o time morreu na praia. Dessa vez foi para o rival Rangers, nas semi-finais.
Mas a hora de redenção ia chegar. O técnico Al Arbour decidiu focar o time em ser eficiente nos playoffs e não apenas da temporada regular. Tanto que pela primeira vez em 5 anos, seu time anotara menos de 100 pontos (apenas 91) na regular season. De quebra ainda mandou dois veteranos para o Kings em troca de Butch Goring, center de força, que foi descrito como "peça final no quebra cabeça". A Stanley Cup foi disputada contra o Flyers. O jogo crucial foi o 5º, em Filadélfia. Com a série empatada em 2 a 2, e o jogo também, em 3 a 3, na prorrogação, Denis Potvin (aquela 1ª escolha de 73, lembra? Não? Lê lá em cima!) anotou o gol da vitória. No jogo 6 o Islanders fez valer sua vantagem de jogar em casa e matou a série, levantando sua primeira Stanley Cup.
E nos anos seguintes o que se viu foi um domínio completo por parte do time de Long Island. Em 1981, Bossy (foto) anotou 50 gols em 50 jogos e o time perdeu apenas 3 jogos nos playoffs. Em 1982 o time chegou a ganhar 15 jogos seguidos e anotou o recorde de pontos da franquia, 118. No ano de 1983 um rival surgiu do nada. Apenas em seu terceiro ano na NHl, o Edmonton Oilers, com um garoto maravilha, Wayne Gretzky, incomodou, mas perdeu a final da SC para o Isles, com um gol decisivo de Bossy. Nesse momento, o time de Long Island, possuia em 11 anos, mais títulos que o rival Rangers de 57, Mas era o indício do fim de dinastia. Em 84 o Isles chegou nas finais mas não foi páreo para "the Great One" e sua turma.
Desde então, o New York Islanders entrou numa descendente e nunca mais voltou a ser o mesmo vencedor. Nos dias atuais o time vive de campanhas sofríveis e alguns problemas financeiros. O time ficou nas últimas posições na última temporada e já começa mal essa (2-5-0), com sua principal estrela, o goalie Rick DiPietro, machucado. Seu torcedor vai sofrer novamente até o meio de 2009 quando rezará para aparecer um novo Bossy da vida no draft. Será que voltaremos a ver imagens como essa?


Bruno Sader gosta muito dessas camisas clássicas, e achou esta mais bonita que a nº1 do NYI.

0 comentários:

COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE