20 setembro 2008

Especial - Puck nos Video-Games

Faltando pouco tempo para o início da temporada regular da NHL, na temporada 2008/09, as produtoras de games lançam, como de costume, a versão anual de seus jogos. Tradicionalmente temos os jogos da EA Sports, desde o FIFA até o jogo de dardos. Há pouco tempo, a 2k Sports apareceu para rivalizar com a gigante produtora. Vamos ver agora o que as duas nos oferecem para esse ano. Mas antes vamos dar uma olhada no que já nos ofereceram.

Não foi muito para ser sincero. Os jogos de hóquei não tem um histórico muito bom. O primeiro de qualidade que apareceu foi o NHL 98, desenvolvido pela divisão canadense EA(como é até hoje), sediada em Montreal. O jogo que trazia o forward Peter Forsberg do Avalanche na capa (segundo da série com essa característica) passou a contar com uma jogabilidade mais dinâmica e com seleções nacioanis completas, apesar de não contar com o selo de aprovação da IIHF, que vendera os direitos do jogos de Nagano 98 para a Midway.
Desde então, os jogos não empolgaram como esperado. A jogabilidade raramente retratava o que era o jogo real. Algumas vezes os jogos focavam só na pancadaria e outros só na correria com o puck. As notas nos sites especializados como IGN e Gamespot mantinham uma média de nota 7.
Mas eis que ano passado, no primeiro jogo para a 3ª geração de video-games (PS3 e Xbox360), a EA lança NHL 08 com Eric Staal na capa. O jogo contava com um novíssimo modo de controle do stick, usando ambas uma das alavancas analógicas somente para essa função, permitindo ao jogador controlar o puck com precisão de um lado para o outro, para frente e para trás, fazer giros, dribles e fintas livres, sem movimentos pré-determinados e previsíveis. Com isso ganhou elogio da crítica e me fez gastar 50 dólares para adquiri-lo.

Normalmente, depois de um bom lançamento em uma série como essa, a sequência decai um pouco de nível por quase nunca trazer novidades. Isso acontece pelo medo dos produtores de estragar o que está bom. É a política do: "Em time que está ganhando não se mexe". Mas eis que a EA supreende a todos com a versão 2009 de seu game de hóquei. Primeiro pondo o defensor do Flames, Dion Phaneuf, na capa. Segundo, com o modo "Be a Pro", muito similar ao adotado no NHL 08, onde você começa como uma atleta anônimo e segue rumo ao estrelato. Terceiro, e pra mim mais importante: Novos movimentos, como o "One Hand Dekes" onde você segura o stick com uma mão apenas. Você tambem pode proteger o puck com o corpo na nova versão. Quarto: Nova engine para trombadas e lutas, que estão mais realistas. Juntando isso com gráficos cada vez melhores e som de um jogo ao vivo, temos uma versão ainda melhor da série NHL.
A 2K Sports por sua vez ainda não acertou a mão. Continua perdendo para a Eletronic Arts na maioria dos quesitos. Talvez a única coisa que o jogo NHL 2K9 tenha melhor que a concorrente, seja a capa, que traz Rick Nash. A maioria das notas para esse game ficaram a baixo de 7, enquanto o concorrente da EA conseguiu médias acima de 9.


Bruno Sader está juntando moedinhas para comprar o NHL 09 para PS3 e aceitando doações de quem quiser ajuda-lo

2 comentários:

HEAVY disse...

bruno
me adiciona na tua psn q eu ja pedi o meu nhl 09
e to so esperando chegar

PSN ID : HEAVY_BRASIL

se der certo a gente forma nosso time pra disputar pela EASHL ... ja tem um amigo meu q ja fez o pedido dele e ta esperando chegar(ctza ele participar do time tbm)
vlwzz

1 de outubro de 2008 10:24
Bruno Sader disse...

Pode deixar

Já estou com meu NHL 09, essa semana eu te adiciono

abraço

5 de outubro de 2008 03:57
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE