Tampa para o buraco na defesa?

Sexta-Feira, após a conclusão da primeira rodada da Repêchage, para os franco-canadenses, ou Draft, para os anglo-saxões, o torcedor do Tampa Bay Lightning finalmente tem a...

...sensação que seus problemas na defesa podem estar com os dias contados. Desde a temporada em que ergueram a Coupe Stanley, o time da Flórida vê sua defesa em uma decrescente de produção, que a cada ano resulta em mais sofrimento para seus goalies e torcedores.

Eu não gosto muito de me ater a números e estatísticas, mas a quantidade de gols sofridos por Tampa nessa temporada foi mais uma vez assombrosa. Foi a mesma quantidade de gols do último colocado na Conferência Leste, o New York Islanders; só não foi pior que dois times da NHL, o Maple Leafs e o Thrashers. Muitas vezes caímos na vala comum de apontar os goalies como principais culpados por esses números, mas no caso do time de Lecavalier, não parece ser essa a resposta.

Os números dos goalies não dizem muito a favor dos mesmos. O que mais jogou na temporada, Mike Smith, com metade dos jogos da temporada, tem uma média nada animadora de 2.62 gols contra por jogo. Os outros dois goalies que participaram ativamente da temporada, Karri Ramo e Mike McKenna, detém médias de mais de 3,55 gols por jogo. Como eles não são atacantes, isso não é nada animador.

Mas eu sou da teoria, que se um time toma muitos gols, salvo em raras exceções, a culpa de uma defesa ser muito vasada é dos defensores. Sim, os jogadores da linha ofensiva tem parcela de culpa, mas ela não é majoritária. E vendo a defesa do time de Tampa mais uma vez pelos números, temos Lukas Krajicek e Andrei Meszaros como líderes do setor do time. E mesmo sendo líderes, os dois possuem apenas 19 e 16 pontos respectivamente na última temporada. Todos nós sabemos que é difícil ter tido muitos pontos em um time que sofreu tanto na temporada regular, mas mesmo assim não podemos ignorar que além dos pontos, o +/- dos dois, somados, resulta em brilhantes menos 12. Os outros dois defesas importantes do time, Murphy e Ranger, também não aparecem com estatísticas muito mais animadoras.

E obviamente, eu não fui o único gênio a perceber esses fatos, e a diretoria do Bolts tentou durante a temporada passada, adquirir um jogador para arrumar a defesa. A sua esperança era, sempre quando os dirigentes do Montreal Canadiens vinham perguntar sobre quem eles gostariam para liberar seu capitão Lecavalier, de que eles aceitassem ceder o all-star Andrei Markov, ou ao menos Mike Komisarek, junto com algumas outras peças. Mas o time quebecois nunca aceitou essa imposição, o que emperrou a transação à época.

Mas eis que o draft chega e o Bolts "drafta" o defesa sensação, Rookie of the Year na Liga Sueca, jogador do Modo Hockey, Victor Hedman. O canhoto de apenas 19 anos, e 1,98m de altura, foi a sensação do ano em seu país, com um +/- de mais 21, e 23 pontos em 43 jogos. O jovem é comparado pela imprensa local e por analistas de hóqueis europeus a Chris Pronger, grande defensor, recentemente adquirido pelo Flyers, em troca com o Ducks. Será que finalmente os problemas defensivos para umas das piores defesas da NHL vão ter um fim? Não sei, mas Hedman é com certeza um nome para fazer isso acontecer.
Continue Lendo

Pronger nos Flyers

O Philadelphia Flyers surpreendeu a NHL ao anunciar na última sexta feira (26/06) a contratação do defensor Chris Pronger e do ala esquerdo Ryan Dingle, ambos ex - Anaheim Ducks...

...e para isso não poupou esforços, enviando para os Ducks o jovem atacante e já conhecido dos californianos, Joffrey Lupul; o jovem defensor Luca Sbisa, e mais os direitos de escolhas na primeira rodada do draft desse ano, na primeira rodada do draft de 2010 e uma escolha condicional no draft de 2010 ou no de 2011.

Pronger, aos 34 anos de idade está indo para o último ano de seu contrato, que irá render-lhe U$ 6.25 milhões durante a próxima temporada. Para o GM dos Flyers, Paul Holmgren; Pronger foi necessário pois "Gostaria de acrescentar mais força física à nossa defesa, queria um cara capaz de tornar a vida dos jogadores das outras equipes um inferno, e Pronger é esse cara".

Foto: www.nhl.com

Já Lupul retorna ao Anaheim Ducks após 4 anos, e agora aos 25 anos de idade traz no currículo os números de sua última temporada com os Flyers, 25 gols e 25 assistências, num total de 50 pontos em 79 jogos disputados.

Foto: www.nhl.com
Continue Lendo

Bouwmeester nos Flames

O Calgary Flames anunciou nesse sábado (27/06) a contratação de Jay Bouwmeester junto ao Florida Panthers...

...Bouwmeester vinha sendo muito assediado nos últimos dias, e fez com que os Flames mandassem o defensor Jordan Leopold e mais o direito de escolha na terceira rodada desse draft.

Com a troca a equipe dos Flames ganhou a exclusividade de negociação com Bouwmeester que tornaria-se agente livre irrestrito na próxima quarta feira. O jogador, aos 25 anos de idade havia passado toda sua carreira com sua ex - equipe o Florida Panthers que o havia draftado em 2002.

Foto: www.nhl.com
Continue Lendo

Kyle Brodziak em Minnesota

O Minnesota Wild acrescentou mais poder de fogo à sua equipe, anunciando a aquisição do jovem atacante Kyle Brodziak, ex - Edmonton Oilers...

...em troca, os Wild cederam à equipe do Edmonton Oilers o direito de escolha na quarta e na quinta rodada no draft desse ano. Segundo o GM dos Wild, Chuck Fletcher, anunciou nesse sábado, a equipe cedeu aos Oilers também o direito de escolha na sexta rodada do draft.

Brodziak anotou com os Oilers 27 pontos em 79 jogos disputados na última temporada e tem como melhor marca, 31 pontos conquistados com os Oilers na temporada 2007-2008.

Foto: www.nhl.com
Continue Lendo

O fim da novela Niedermayer - Selanne

Os fans do Anaheim Ducks podem respirar aliviados, afinal por mais 1 ano consecutivo a novela Niedermayer - Selanne chega ao fim, e mais uma vez com um final feliz...

...Scott Niedermayer, aos 36 anos de idade foi o que se manifestou primeiro, na tarde da última quinta feira (25/06). O jogador é considerado peça essencial no esquema tático da equipe californiana e para o GM dos Ducks, Bob Murray; Scott era um jogador insubstituível.

Foto: www.nhl.com

Já Teemu Selanne, aos 39 anos de idade deu sua resposta à equipe nesse sábado (27/06). Selanne é o recordista absoluto da franquia de Anaheim tendo atuado em 10 das suas 17 temporadas disputadas na NHL pela equipe californiana.

Os 2 jogadores foram fundamentais para a conquista da Stanley Cup de 2007 pelo Anaheim Ducks.
Continue Lendo

Fedorov de volta para o lar

Mais um grande jogador deixa os rinks da NHL para seguir para a KHL, a liga russa de hóquei no gelo, Sergei Fedorov dá adeus...

...após 1.248 jogos em sua carreira de NHL, o russo assinou contrato de 2 anos com a equipe do Metallurg Magnitogorsk, clube de ponta do hóquei russo. O russo de 39 anos atuava pelo Washington Capitals, ajudando muito a equipe dos Caps, que conseguiu chegar aos playoffs nas 2 últimas temporadas.

Uma das coisas que pesou na decisão do jogador foi o fato de poder jogar ao lado de seu irmão mais novo, Fedor, além do fato de que o jogador se tornaria agente livre na próxima semana.

Fedorov em sua carreira de NHL atuou pelas equipes do Detroit Red Wings, Anaheim Ducks, Columbus Blue Jackets e Washington Capitals, tendo anotado 483 gols e 696 assistências, num total de 1.179 pontos em seus 1.248 jogos.

Foto: www.nhl.com
Continue Lendo

Sundin diz não

Mats Sundin não irá disputar as Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver...

...palavras do próprio jogador que disse em entrevista ao jornal sueco Expressen, "- Eu não irei mudar de idéia, eu acho que é a hora da próxima geração assumir, pois nós temos muito bons jogadores".

Sundin aos 38 anos de idade, deixará de fazer parte da equipe que irá tentar defender o título olímpico conquistado em 2006 na Olimpíadas de Inverno de Turim, quando naquela ocasião derrotou, na grande final, a equipe da Finlândia.

O Vancouver Canucks ainda aguarda uma resposta de Sundin sobre se jogará ou não a próxima temporada pela equipe canadense.

Foto: www.nhl.com
Continue Lendo

A copa de volta para Pittsburgh

Numa final emocionante, decidida apenas no jogo 7, os Penguins após 17 anos retornam para casa com o mais belo de todos os troféus desse mundo...

...e a história mais uma vez se fez caprichosa, pois se no ano passado o Detroit Red Wings venceu a Stanley Cup contra o mesmo Pittsburgh Penguins na Mellon Arena, casa dos Penguins; dessa vez os Penguins devolveram na mesma moeda, vencendo a Stanley Cup em plena Joe Louis Arena, casa dos Wings conquistando assim a terceira Stanley Cup de sua história.

Os fans dos Penguins esperavam que o nome do jogo pudesse ser Sidney Crosby, Evgeni Malkin, Chris Kunitz, Petr Sykora ou Sergei Gonchar, mas quem se mostrou decisivo mesmo foi Maxime Talbot com os 2 gols decisivos anotados no 2º período. E uma coisa ficou bem clara depois da noite de ontem, a sorte não caminha ao lado de Marian Hossa que perdeu sua segunda decisão de Stanley Cup seguida, ano passado pelos Penguins e esse ano com os Wings.

Se os Penguins já se mostravam uma franquia em visível crescimento, muito disso se deve ao seu chefão, Mario Lemieux, que se no gelo fez história pela equipe, com todos os recordes alcançados, fora dele como dono da franquia, volta a sentir o gosto da conquista da Stanley Cup.

Se a NHL tem seu mocinho e seu bad boy, Sidney Crosby e Alexander Ovechkin respectivamente, ontem foi a noite em que o mocinho terminou com o final feliz, e se Ovechkin é o gênio da atualidade, ele terá que se conformar que na corrida pela glória da Stanley Cup, Crosby já saiu na frente.

Mas e o Red Wings? Vale a pena criticar a melhor equipe da década pelo simples fato de terem perdido uma final de Stanley Cup para o ótimo Pittsburgh Penguins?? Não, longe disso, o Detroit Red Wings é sempre o time a ser batido e entra temporada sai temporada a equipe se mantém sempre competitiva e assim foi esse ano e assim será no próximo ano, podem me cobrar depois.

Mas pelo menos por uma noite o destaque na Joe Louis Arena, não foram os jogadores dos Wings ou a equipe de Detroit, e sim Talbot, Crosby, Malkin e o restante da equipe do Pittsburgh Penguins.

Foto: penguins.nhl.com/

PARABÉNS PITTSBURGH PENGUINS, CAMPEÃO DA TEMPORADA 2008-2009 DA STANLEY CUP!
Continue Lendo
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE