16 julho 2009

Adeus, Joe Sakic

Vencedor de dois títulos da ‘Stanley Cup’, em 20 temporadas, o eterno número 19 de Colorado se despede da NHL

Na última quinta-feira (7), o centroavante de 40 anos informou, numa conferência de imprensa, sua aposentadoria dos rinques no gelo.

Com mortais ‘wrist shots’ e passes altamente precisos, o canadense está entre os melhores na história da liga, ranqueado em: oitavo em pontos (1641), 11º em assistências (1016) e 14º em gols (625).

Desde a mudança da franquia do Québec Nordiques para Denver, em 1995, Joe Sakic foi a principal peça do então Colorado Avalanche. Sua camisa número 19 será erguida numa cerimônia (ainda com data não definida) no Pepsi Center, casa do "AVS". Além dele, outros dois tiveram esse mesmo privilégio na equipe, foram eles: o goleiro Patrick Roy, com a 33, e o 'defenseman' Ray Bourque, com a 77.

"Nós não podemos colocar em palavras o que ele quis dizer a esta franquia e aos nossos torcedores” - declarou Pierre Lacroix, presidente do Colorado Avalanche, que ainda completou: “Encontro-me muito bem como um fã de hóquei, preenchido com um enorme sentimento de satisfação que provém de ter tido a oportunidade de conhecê-lo como pessoa, de ter assistido ele jogar e simplesmente apreciá-lo como um profissional completo.”

Em 2001, "Burnaby Joe", como era chamado pelos seus fãs conterrâneos, conquistou o ‘Lady Byng Memorial Trophy’ (concedido ao jogador que melhor mostrou seu espírito esportivo), ao passar a taça para as mãos de Ray Bourque (citado acima), no ano de sua despedida.

Enos Stanley Kroenke, atual dono da franquia do Colorado Avalanche, comentou: “Sua liderança de desportivismo e respeito para o hóquei é lendária.”

Sakic também é o segundo jogador que mais tempo foi capitão, somando 16 temporadas consecutivas, nas quais duas vezes guiou o time para o título da ‘Stanley Cup’ (1995-1996 e 2000-2001). Venceu o ‘MVP’ (jogador mais valioso dos ‘Playoffs’) de 2001, participou em 13 edições do ‘NHL All-Star Game’ e ganhou a medalha de ouro pela seleção canadense nas olimpíadas de inverno de 2002, em Salt Lake City, EUA.

“Ele sai com um impressionante currículo”, divulgou o site da NHL.

E ainda, apenas quatro jogadores marcaram mais pontos que Sakic numa só franquia, são eles: Gordie Howe (1809) e Steve Yzerman (1755), ambos pelo Detroit Red Wings, Mario Lemieux (1723) pelo Pittsburgh Penguins e Wayne Gretzky (1669) pelo Edmonton Oilers.

"Depois de ter o privilégio de jogar durante 20 anos, estou deixando o hockey, com nada mais do que grandes memórias e um senso de realização", disse Sakic. "O hockey me deu mais do que eu sempre sonhei, e é por isso que estou realmente agradecido."



Ao lado, Joe Sakic (1996) erguendo pela sua primeira vez a taça da ‘Stanley Cup’ (foto: avalanche.nhl.com).


Adeus "Super Joe",
vai deixar saudades.



IMPERDÍVEL: clique aqui e confira um vídeo em homenagem a Joe Sakic!

0 comentários:

COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE