24 outubro 2009

Lidstrom atinge seu milésimo ponto na carreira


Capitão do Red Wings, Nicklas Lidstrom se tornou o primeiro jogador defensivo (nascido na Europa) a chegar nessa grande marca. Ele já é um jogador consagrado no hockey, muitas são suas realizações. Em sua parede de troféus, há vários que são individuais pela NHL. Outros, são seus anéis da Stanley Cup e, ainda, alguns feitos internacionais pra completar sua coleção de prêmios...


Porém, na noite de quinta-feira (15), os torcedores do Red Wings, e uns do Kings, acompanharam de perto um ponto altíssimo na carreira de um ‘hockey player’, o famoso ‘milestone’.


Duas assistências para um marco histórico

Dustin Brown “matou no peito” e abriu o placar para a equipe de Los Angeles, logo aos primeiros minutos de jogo. Mais tarde, no início do segundo período, Ericsson deixa tudo igual para os donos da casa.

Cinco minutos depois, Lidstrom realiza sua primeira assistência da noite soltando um poderoso ‘slap shot’ da ‘blue line’, que desvia em seu compatriota, Tomas Holmstrom, e põe Detroit na frente, com 2 a 1.

Quase no começo da última etapa do confronto, ainda no primeiro minuto, Kirk Maltby cometeu uma penalidade (tripping) a favor do Kings, que não aproveitou a chance pois, faltando alguns segundos para acabar a vantagem, Jarret Stoll foi punido e a partida se tornou num pequeno ‘4 on 4’, pois faltavam apenas seis segundos para Maltby sair da cabine.

Desse ‘face off’, Henrik Zetterberg, também sueco, aproveitou o passe de Lidstrom fazendo uma bela sincronia junto a ele, ampliando o placar para 3 a 1 e consagrando seu companheiro de seleção, o qual foi ovacionado de pé durante muito tempo pelos torcedores presentes no Joe Louis Arena.


Lidstrom sustenta números invejáveis

Veterano de 18 anos pela NHL, ele se encontra em oitavo na lista dos maiores pontuadores defensivos durante toda a história da liga, perdendo apenas para: Ray Bourque (1.579), Paul Coffey (1.531), Al MacInnis (1.274), Phil Housley (1.232), Larry Murphy (1.216), Denis Potvin (1.052) e Brian Leetch (1.028). É, também, o 74º jogador de hockey a conquistar a marca dos mil pontos na carreira.

Nicklas, que soma 228 gols e 772 assistências, é ainda o ‘defenseman’ que mais pontos fez vestindo a camisa de Detroit, e fica somente em quarto na lista dos que mais pontos fizeram pelo time. Também pela equipe, sustenta o título de defensor que mais pontos fez numa só temporada: 80 tentos em 2005-2006.

“Quando eu comecei na liga, era algo que nunca pensei que fosse acontecer” – disse o campeão mundial (1991) de 39 anos, no site do Red Wings, e ainda completou: “Primeiro de tudo, eu não achava que chegaria aos mil jogos, muito menos atingir mil pontos. Por isso, é algo que estou muito orgulhoso de ter chegado”.

Há ainda outras “estreias” no salão da fama provindas pelo sueco: em 2002, se tornou o primeiro europeu a receber a taça Conn Smythe, levando seu grupo ao título da Stanley Cup e, seis anos depois, foi o primeiro capitão nascido na Europa a ganhar esse mesmo torneio.

Quatro vezes campeão da Stanley Cup (todas elas pelo Detroit), ele ainda possui uma medalha de ouro olímpica, por liderar a seleção de ‘ice hockey’ da Suécia ao primeiro lugar nos jogos olímpicos de inverno, em 2006. Individualmente, Lidstrom venceu por seis vezes o ‘Norris Trophy’, ficando atrás somente de Bobby Orr (8) e Doug Harvey (7).

Na foto ao topo, o capitão do Detroit Red Wings, que é bem recepcionado pelos repórteres depois de uma noite inesquecível no Joe Louis Arena (crédito: redwings.nhl.com)

OBS.: Matéria original de autoria do colunista Lucas Gustavo, todo o crédito pela matéria e pela pesquisa são do autor desse post.

2 comentários:

Junior disse...

Gostaria de saber se tem algum canal na TV a Cabo que passa os jogos da NHL?

Valeu

25 de outubro de 2009 às 18:33
Unknown disse...

Parabens para o cara
Joga muito!!!

27 de outubro de 2009 às 23:01
COPYRIGHT 2007/2009 - BLOG NHL BRASIL - POLÍTICA DE PRIVACIDADE